sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Amamentação e Agosto Dourado - Agora Sou Mãe

Oi Oi Lunatic's! Tudo bem por aqui? Hoje estamos trazendo a primeira postagem do mês de agosto, confesso que não tinha programado essa postagem, porém senti necessidade de fazê-la. Quem me acompanha aqui no blog, no canal e principalmente no instagram sabe que muita coisa mudou na minha vida e isso reflete diretamente no meu blog e canal. Desde o nascimento da minha filha Ma Vie, muito do meu mundo passou a focar no mundo da maternidade e isso refletiu em todas as minhas redes sociais, e não me arrependo disso. O blog/canal sempre foi uma extensão de mim, do que eu sou e do que eu gosto de fazer, então não é surpresa que a maternidade acabe invadindo esses espaços, e é por essa razão que resolvi fazer essa postagem sobre amamentação.


Acredito que muitos não sabem que durante o mês de agosto acontecesse a campanha Agosto Dourado que incentiva a amamentação, eu mesma não sabia da existência dessa campanha até me tornar mãe. A campanha Agosto Dourado iniciou-se no ano de 2017 durante a 25° semana mundial da amamentação onde o congresso brasileiro instituiu uma lei (a lei numero 13.435) que tornou agosto como o mês do aleitamento materno. A cor dourado traz uma referência à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno como alimento ouro para a saúde dos bebês. A lei que eu citei ali em cima sugere que os prédios públicos sejam iluminados com a cor dourada em homenagem a amamentação, assim como acontece durante os meses outubro rosa e novembro azul; porém devo dizer que aqui na minha cidade até a data desta postagem não vi a cor dourada em nenhum dos pontos que geralmente ficam iluminados.

Todos nós sabemos que o Leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê até os seis meses e complementado com outros alimentos até os dois anos, também somos informados que a amamentação é fundamental para estreitar os laços entre mãe e filho, entre tantas outras coisas que ouvimos sobre amamentar quando o bebê ainda está na nossa barriga. Eis que surge a pergunta amamentar é assim tão fácil Luna?

Não, amamentar não é uma tarefa fácil (apesar de parecer); não é simplesmente colocar o peito para fora como algumas pessoas falam por aí; não se aprende a amamentar no momento em que se descobre que tem o bebê sendo formado dentro de você e muito menos quando o bebê nasce. A minha experiência como amamentação posso até considerar positiva (considerando tantos relatos que li e ouvi). Não tive problemas com o seio, o bico desde a gravidez já era bem desenvolvido, não tive mastite ou ferimentos no seio, senti pouca dor; mas o ínicio, esse sim foi desesperador. Depois de 36 horas em trabalho de parto, logo que Ma Vie nasceu ela veio pro meu colo e amamentei, nesse primeiro momento não teve problemas algum e me senti plena. E me peguei relembrando todas as fotos de parto que havia visto durante toda a gravidez e o sorriso gigante no rosto de tanta mulheres por aí e pensando "Então é essa a sensação, é isso que se sente quando amamenta o bebê, plenitude". E estava tudo as mil maravilhas, até irmos pro quarto.

Ma Vie nasceu no ínicio da noite, e o resto dela foi um sufoco. Não pregamos o olho, Ma Vie chorava desconsoladamente, colocava no peito, ela sugava, mamava, mas não parecia suficiente, meu leite não era suficiente, não a saceava, chamavamos a enfermeira e tudo que ela dizia com a maior ignorancia do mundo era "Esse choro é fome, coloca no peito" e mais nada, não houve uma orientação, muito menos um apoio, só respostas grosseiras e desrespeitosas; na troca de enfermeiras uma delas teve um pouco de senso, e trouxe ml de leite do banco da maternidade para que eu pudesse da para a minha filha, só então ela acalmou e dormiu. Esse foi o meu primeiro contato com a amamentação. Como eu me sentia? Incapaz, chorei algumas vezes com medo de não ter leite para poder amamentar a minha filha, mas o leite veio, três dias depois ele apareceu, jorrava como uma fonte inesgotável, e junto com ele veio a minha felicidade.

Hoje com quatro meses, Ma Vie permanece no leite materno e faz complementação com leite artificial, pois retornei ao trabalho e a minha produção caiu consideravelmente. E afirmo que dá a mamadeira é tão pleno e maravilhoso quanto oferecer o peito, as sensações são as mesmas, os olhos do bebê vão te olhar e vai ter sorriso das duas formas, vai ter amor das duas formas. Não é só amamentar no peito que é um ato de amor, alimentar seu filho seja como for é um ato de amor.


Se você é uma das mães que não pode amamentar seu filho, não se sinta menor do que outras e nem deixe a sociedade diminui-la, você é mãe e guerreira, pois admitir que não consegue e se permitir tentar outras opções é preciso força de vontade. Se você optou por não amamentar, tá tudo bem também, o corpo é seu e hoje existem fórmulas artificiais quase tão boas quanto o leite materno.


Com esse textão eu só queria dizer que amamentar nem sempre é fácil, nos primeiros momentos não é lindo como algumas pessoas dizem que é ou demonstram que é, mas é sim um momento único e incrivel e que tem muitos beneficios. Se você deseja mais informações sobre esse assunto deixo aqui o site da Sociedade Brasileira de Pediatria onde vocês podem encontrar essas e muitas outras coisas sobre o mundo infantil. E claro não podia deixar de postar uma foto do nosso momento juntas!!


14 comentários:

  1. Que momento mais encantador! muita luz para você e seu filho <3

    ResponderExcluir
  2. Que lindo ato! Lindo texto viu? Eu não sou mãe ( ainda ) quem sabe um dia, mas deve ser um sentimento MUITO BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne é um sentimento inexplicável, como falei no texto, deixa uma sensação de plenitude.

      Excluir
  3. Não sou mãe, mas quando for, eu vou amamentar também. Pode existir fórmulas artificiais muito boas, mas nada substitui o aleitamento materno.
    Além disso, é uma forma de a gente se conectar com o nosso filho/filha.
    Também não conhecia essa campanha do Agosto Dourado, muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Bárbara nada substitui o leite materno, por isso é o alimento ouro dos bebês <3

      Excluir
  4. Que lindo esse texto lembrei logo da minha mãe ela mesma me disse que não teve muito leite e eu graças a Deus,graças ao amor dela estou aqui viva. Sobre a campanha do aleitamento materno não sabia que se chamava Agosto Dourado. Amei o post e seu relato bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha como eu disse o importante é ter amor, nada substitui o amor de uma mãe com seu filho, o alimento que essa mãe vai oferecer ao filho é importante sim, mas nem sempre podemos dar o que gostariamos.

      Excluir
  5. Ah, não sou mãe e não entendo nada disso, mas deve ser uma coisa tão incrível né? Beijos!


    http://blogcoisasdacarol.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália, é incrível sim, mas sobre a amamentação e as informações a respeito desse momento são importante para todos não só para quem é mãe. =)

      Excluir
  6. Eu nao sou mãe! Mas posso dizer que amamentar é uma das coisas mais lindas desse universo, justamente por ser o ouro dos bebês, quase um elixir da vida!! Fico triste quando alguma mãe não pode amamentar seu bebe, por nao produzir leite, pois acredito que assim como o cordão umbilical, amamentar é como se criasse uma ligação. E sobre a lei, nunca vi nenhum prédio com as luzes douradas, tremenda falta de senso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alaide.
      Exatamente, criamos um laço lindo com o bebê através da amamentação e esse é o alimento mais importante para o bebê e crianças até os dois anos, eu espero amamentar a Vie até os dois anos dela.

      Excluir
  7. Eu acho esse momento mto único e mto lindo, espero um dia poder passar por isso também... Mta saúde e luz pra vc e sua filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, quando você passar por esse momento saberá que nenhuma definição é suficiente.

      Excluir

Sintam-se em casa, libertem a alma e o coração e deixe aqui a sua opinião ela é necessária e será muito bem recebida.
Beijim da Lua!